quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Voluntariado



  • O que é ser voluntário?

Segundo a ONU, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos." Segundo o Programa Voluntários do Conselho da Comunidade Solidária, "o voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não-remunerada, para causas de interesse social e comunitário."


"A concepção atual, portanto, fundamenta-se em valores como: SOLIDARIEDADE E CIDADANIA. O trabalho voluntário, no mundo inteiro, é sinônimo de exercício de cidadania e solidariedade e também de realização pessoal. Permite que se assuma uma cidadania mais participativa e consciente" - CVSP (Centro de Voluntariado de São Paulo).




  • Sendo voluntário da União Protetora dos Animais Carentes

A UPAC (União Protetora dos Animais Carentes) está crescendo. Ainda não formalizamos uma OS (organização social) e nem temos uma sede, mas, mesmo assim, precisamos de voluntários. Cada um contribui na medida de suas possibilidades, mas cada compromisso assumido deve ser cumprido. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Se você puder colaborar conosco em alguma das opções abaixo, entre em contato pelo e-mail upac.contato@gmail.com. Por enquanto nossas necessidades mais prementes são:







LAR TRANSITÓRIO


Gente que ofereça 'Lar transitório' - ficar temporariamente com um ou mais animais que estão disponíveis para adoção - é a nossa maior necessidade atualmente. Muita gente tem medo de oferecer isto, mas não há segredo. Basta tomar algumas providências com os gatos ou cães da casa, se houver; arcar com a ração do animalzinho e, no caso de gatos, também com a areia; e saber que um dia o bichinho vai embora... e que isso pode ser um pouco sofrido.




DIVULGAÇÃO


Você pode ajudar a União Protetora dos Animais Carentes divulgando nosso trabalho, nossas rifas, comunicados e animais adotáveis para seus amigos, familiares, conhecidos. Uma outra maneira de ajudar, se você tiver um blog ou site, é inserindo algum dos gifs no final da página, com o link para nosso site. Divulgação é fundamental para alavancar as adoções e obtermos mais patrocínios e ajuda.




OUTRAS ATIVIDADES 'BUROCRÁTICAS'


  • Avaliação de potenciais adotantes e suas casas (para ver se são realmente seguras como apregoam ser)

  • Eventualmente buscar alguma doação, remédios, levar ou trazer objetos

  • Busca de patrocínio/ apoios

  • Webdesign

  • Outros




OUTRAS ATIVIDADES COM OS ANIMAIS



  • Captura de gatos para castrar, normalmente feito de manhã, ao redor das 7:00h, ou à noite, e transporte dos mesmos para o lar transitório ou clínica parceira. No caso de captura noturna, é ideal que o voluntário possa abrigar o animal até o dia seguinte e depois levá-lo à clínica


  • Alimentação (auxiliando os voluntários que albergam nossos animais, com ração)


  • Organização e participação em eventuais feiras de adoção, após 'treinamento'


  • Outros



27 comentários:

bruna disse...

como fazer pra ser um voluntario?
e o telefone para contato caso queira ajudar?

renata disse...

oi sou renata moro em juazeiro do norte-ceara gostaria de saber como posso ajuda los adoro animais e no futuro quero montar um lugar so para animais de rua...por favor me respondam quero muito ajudar

Unknown disse...

Oi! Me chamo Hermana, moro em Sobral, mantive contato com o centro de zoonoses do município e como imaginei não existe programa algum para castração gratuita , nem de adoção... simplesmeste assassinam os animais que lá chegam. Mandei e-amil pro prefeito mas acho que não vai dar em nada. Quero muito ajudar mas não sei o que mais posso fazer.

Emmanuelle disse...

Olá, me chamo Emmanuelle, nao sou veterinaria, mas gostaria de ajudar nas feiras de adocao, como faço?

Bellynha disse...

Como faço para ser voluntário?
Sou de Fortaleza.
Queria muito ajudar esses animais que estão sofrendo em mãos de pessoas ruins.

Unknown disse...

Ola mim chamo Roberta e gosto bastante de animais o fato e que alem da adoção eu gostaria de saber como posso fazer parte do membros da Upac eu tive oportunidade de vizitar o centro das tartarugas de Recife e hoje sou uma contribuinte no projeto Itamar. No local onde trabalho ha um site de comunicação interna onde pude expor o site da Upac para que todos olhem e pensem mas nesse projeto tao lindo que fazem os menbros da Upac aqui conheço muitas pessoas que gostam tambem de animais e quero os mante-los informados.
uma boa tarde

Anônimo disse...

Poxa Gostaria muito de ajudar...
Atualmente não posso adotar embora a minha vontade seja enorme mas, futuramente quando mudar de casa concerteza vou adotar. Mas mesmo assim goataria muito de ajudar, se houver outra maneira!
dyanamanuella@hotmail.com
87565959

keyla disse...

oi, me chamo keyla e queria saber como posso a judar.
meu mail é keylamachado@yahoo.com.br
amo animais, e adotei um.

Leila Nobre disse...

Olá me chamo Leila Nobre, acho muito lindo o trabalho que vocês desenvolvem, adoro animais e morro de pena quando os vejo nas ruas abandonados. O fato é que quero ajudar e também adotar um animal, como faço, onde vcs estaram com os bichinhos??? meu e-mail é leilanobre19@hotmail.com

Leila Nobre disse...

Olá me chamo Leila Nobre, acho muito lindo o trabalho que vocês desenvolvem, adoro animais e morro de pena quando os vejo nas ruas abandonados. O fato é que quero ajudar e também adotar um animal, como faço, onde vcs estaram com os bichinhos??? meu e-mail é leilanobre19@hotmail.com

Ana disse...

Todos os dias ao ir para o trabalho vejo em uma casa uma cadela da raça pit bul muito mal tratada tadinha, fico até com dó dela, caso queiram saber mais o endereço da casa dos donos dela é Av jovita Feitosa n 2747, fica bem proximo a igreja redonda, todos os dias de manhã ela está lá com aparencia assim de maus tratos. Por favor verifiquem essa informação. Agradeço desde então pela atenção.

Agatha disse...

Olaaa, meu nome é Germana Gomes.
Sempre fui apaixonada por animais e totalmente contra maus tratos,fico apavorada só de pensar que tem gente capaz de machucar um ser tão meigo e inocente.
Por esse e varios outros motivos, sempre tive muita vontade de ajudar, estou vendo as possibilidades de etntar biologia no vestibular pra trabalhar em uma area so com animais, gosot de veterinaria, mas ñ sei se teira coragem de fazer uma cirurgia em um animal, ñ sei.
Me disponho como voluntaria na UPAC, ñ posso adotar nenhum animal pq ja tenho duas gatas fêmeas em casa, e que uma ate gravida ta agora, mas posso fazer divulgações, e o que precisarem.
Quero muito fazer isso, não me conformo em ver animais sofrendo!
Meu email é Agathaheavy@hotmail.com

Obrigada

Agatha disse...

Olaaa, meu nome é Germana Gomes.
Sempre fui apaixonada por animais e totalmente contra maus tratos,fico apavorada só de pensar que tem gente capaz de machucar um ser tão meigo e inocente.
Por esse e varios outros motivos, sempre tive muita vontade de ajudar, estou vendo as possibilidades de tentar biologia no vestibular pra trabalhar em uma area so com animais, gosto de veterinaria, mas ñ sei se teria coragem de fazer uma cirurgia em um animal, ñ sei.
Me disponho como voluntaria na UPAC, ñ posso adotar nenhum animal pq ja tenho duas gatas fêmeas em casa, e que uma ate gravida ta agora, mas posso fazer divulgações, e o que precisarem.
Quero muito fazer isso, não me conformo em ver animais sofrendo!
Meu email é Agathaheavy@hotmail.com

Obrigada

Unknown disse...

meu nome e regina e ha tempos luto por esta causa, moro em apto e tenho 2 gatas que resgatei da rua, uma ja com 5 anos e a outra ainda filhote, recolhi do calçadao da beira mar, doente, com pulgas, sarna e conjutivite..atualmente esta uma gata linda..sou revoltada contra maus tratos a animais, ver jumentos, cavalos, puxando carroças e apanhando me doi e revolta, ja fui ha uma feira e doei notas e comprei camisas, mas gostaria de sr um membro ativo desta associaçao..a matança indiscriminada de animais no ccz tem que acabar, defendo esta causa, tenho muitas notas e quero ajudar onde for possivel..quero saber quando sera a proxima reuniao..pregina@hotmail.com/86090662..como envio o mais rapido as notas?

Unknown disse...

oi meu nome é regina desejo participar da proxima reinião e participar como membro futuramente no voluntariado; meu amor pela causa dos animais iniciou desde que me entendo por gente. Atualmente crio duas gatas que tirei da rua, uma esta comigo ha 5 anos e meio e a outra resgatei da beira mar em janeiro de 2009.Meu intuito é fazer mais.86090662..86559566, estou juntando notas fiscais e ja tenho várias, queria entrega-las..como faço? Aguardo contato. Obrigada

Unknown disse...

meu nome é regina, quero participar da proxima reinião e gostaria de ser avisada por e mail s epossivel.pregina@hotmail.com..é que por conta do trabalho nem sempre tenho diariamente acesso a internete e por isso perdi a primeira reuniaõ do ano,tenho varias notas gurdadas e gostaria de entrega-las.86090662

euri disse...

meu no me e euriaelis neto e gostaria de ajudar na feira de adoçao se presisarem e so ligar (85)87046614

Unknown disse...

Gente, eu não aguento mais ver tantos animais sendo mal tratados por criaturas que se dizem seres humanos. Gostaria muito de ajudar. Infelizmente hoje não posso adotar, mas tenho três cadelas que amo. Podem contar comigo! e-mail: pamelalinhares_ccj@hotmail.com

Unknown disse...

oi, vcs deveriam criar algum maneira de contribuição financeira seria a unica maneira que posso ajudar. no site do www.animaisos.org/index voçê opta por contribuir financeiramente.a contribuição apesar de pequena ajuda. Eu crio quatro gatas que peguei no parque do cocó e não posso sair muito de casa.gostaria de criar um filhote de cachorro de pequeno porte estilo beagle,pois acho mais facil a adaptação dele com as gatas.

luizfernandogermano disse...

Eu sou bombeiro e sou formado em atendente de enfermagem e sei adiministrar remedios engetaveis como vias orais e tenho 8 animais 2 gatos 6 cachorros pegados nas ruas feridos e traumatizados,mais agora estao todos bem fisicalmente e psicologico,eu tenho experiencias em remoçao em veiculos de ermergencias medicas entao eu quero ser um voluntario pelo menos um dias ou mais por semana.grato espero retorno da de vcs ong ou sociedade protetora dos animais fiquem com Deus.

Unknown disse...

Amiga, quero fazer parte dessa "luta" com vcs. Amo todos os bichos e se eu pudesse teria um zoológico para abrigar os abandonados... Há um mês retirei das ruas um casal de gatinhos lindos q seriam atropelados. Eles estão comigo, mas meu prédio não aceita animais.E ja arranjei um dono pra eles. Como entro em contato direto com vc? Quero fazer algo por esta causa que admiro tanto. Obg. Kátia Mirella.
(katiamirella@hotmail.com)

Unknown disse...

eu quero ser um voluntario oque tenho que fazer ... vcs podem acessar o meu orkut e me informar eu vou adorar ajuda cm for . espero resposta . patymiarbd@hotmail.com ou pa_ty_miarbd@hotmail.com .

Cecilia disse...

Oi, se ainda estiverem precisando de voluntarios entrem em contato comigo cecilya_yagami@hotmail.com

Raquel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raquel disse...

Oi, me chamo Raquel, moro em Fortaleza. AMO animais. Em casa tenho quase 20 gatos e um cachorro. Queria poder ajudar vocês mas ainda não tenho condições financeiras,minha mãe não deixa mais apanhar bichos da rua porque já tem demais. Quero muito poder ajudar vocês com minhas próprias mãos. O que faço pra ser voluntária ?

Ah! Do quintal da casa da minha tia, numa casa vizinha, da pra ouvir um cachorro que chora 24 horas por dia, acredito que o dono deixa ele preso no sol, na chuva, com fome e sede, e tenho quase certeza que ele agride o bichinho. Como faço pra fazer uma denuncia anônima ? Pra que orgão recorrer ?

Desde já agradeço!
Grata!
Raquel!

Silvia Quercia Estética e Beleza disse...

prolesOLA.me chamo silvia e ja participei de muitas feira da upac.inclusive adotei o toffe.hoje tenho a mel uma cadelinha tambem adotada,gostaria de ser voluntaria .como fazer e onde ir.mandem os endereços pro meu email silviaquercia@gmail.com

raquel disse...

gente me chamo raquel quero ser voluntaria vcs podem me informar como fazer?